O Encontro de Dança .C.O.R.P.O. acontece anualmente em Bragança Paulista, desde 2018. Oferece programação cultural gratuita e aberta aos públicos, como exibições de filmes, jam, espetáculos e oficinas em escolas públicas, que abordam o tema da dança e do movimento, em suas múltiplas transversalidades. Simultaneamente a esta programação, o encontro .C.O.R.P.O. realiza uma imersiva formação em dança através de uma Residência Artística, que une em encontros diários, artistas locais e convidados do Brasil e do exterior. 

A cada ano, o encontro .C.O.R.P.O. apresenta-se à cidade através de uma nova cor, que por sua vez, carrega um novo tema disparador de criatividades. Tema e cor convidam pessoas a experimentarem a dança e deixarem-se atravessar por ela - seja como público participante ou como artista residente. A cor de 2024 é o VIOLETA, a cor púrpura, aquela que em sua composição contém a potência do vermelho e a integridade do azul.  É a cor da contemplação, da introspecção e da reflexão - qualidades que julgamos urgentes resgatar.  

Direto da miscelânea violeta, o encontro .C.O.R.P.O. pergunta a você: o que te faz improvisar ? E com essa questão projeta 1 Residência Artística para 20 dançarines, 1 sessão de cineclube com bate-papo, 1 jam dançante e 2 espetáculos, do dia 31 de Outubro até 03 de Novembro. Uma ótima pedida para aproveitar o feriadão! 

A direção artística do VI Encontro C.O.R.P.O é da dançarina Marina Abib e do artista convidade Ricardo Neves, especialista em contato-improvisação. As idealizadoras do encontro C.O.R.P.O são a Casa do Movimento em parceria com a Casa Lebre. 

No dia 10 de Outubro abrem as inscrições para a Residência Artística, com chamamento a dançarines e atores, maiores de idade, de Bragança Paulista e região interessades em dança e movimento. As inscrições vão até o dia 22 de Outubro, e são realizadas através deste formulário. Para maiores informações, basta entrar no perfil do Instagram do encontro C.O.R.P.O - www.instagram.com/c.o.r.p.o ou da Casa Lebre www.instagram.com/casalebre e acessar o formulário de inscrições no link da bio. O resultado do chamamento será divulgado no dia 23 de Outubro, também no perfil do Instagram do encontro C.O.R.P.O e Casa Lebre.

 
 

Toda programação é gratuita.
Essa programação faz parte do Projeto “C.O.R.P.O - Encontro de dança” contemplado pelo EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS Nº 01/2023 – APOIO AOS SETORES CULTURAIS com recursos da Lei Paulo Gustavo em parceria com  a Prefeitura do Municipio de Bragança Paulista. 

 
 

Marina Abib

Bailarina, educadora e articuladora cultural. Desde 2012 vive entre Brasil e Europa atuando em diferentes projetos de pesquisa, criação e ensino. Autodidata por formação tem na sua estrutura de pesquisa o risco e o rastro como princípios de aprofundamento. Fundou em 2008 a Companhia Soma, em 2017 a produtora cultural Casa do Movimento e em 2018 o encontro anual de dança C.O.R.P.O. Dentre seus mais recentes trabalhos estão Amarelo Diamante solo em parceria com o artista plástico Fabio Delduque; Mulher Diaba e Dr. AmorEstranho dueto com Diogo Granato; 400 Rabbits com Beno Novak (Eslovênia); A Cabra solo dirigido por André Casaca (Itália) e Raízes da companhia Untamed (Bélgica). Sua formação acadêmica enquanto cientista social impulsionou sua paixão pela escrita o que lhe rendeu publicações e participações em livros e revistas.

Ricardo Neves

Ator, diretor, bailarino, professor e produtor. Faixa preta em aikido. Estuda Contato Improvisação desde 1997. Professor de C.I. desde 2000 até os dias atuais ininterruptamente. Estudou com Nancy Stark Smith, Steve Paxton, Daniel Lepkoff, Tica Lemos, Cristina Turdo e outres.
Diretor e curador (junto com a Dresler Aguilera) do Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo (atualmente na 15°edição) Encontro.I.C.I. no Litoral (atualmente na 11°edição) e do Festival Contato e Composição (atualmente 2° edição)
Diretor, Intérprete e preparador corporal do Núcleo Improvisação em Contato desde 2013.
Conselheiro administrativo da Cooperativa Paulista de Dança desde 2020.

 
 

Isadora Prata

Isadora Prata é artista e professora de dança e de circo. Investiga o trânsito entre dança, teatro, circo e canto, tendo o improviso cênico como principal linguagem. Integra a Antônima Cia de Dança, o grupo Paradisaeidae, o Núcleo Improvisação em Contato e o Núcleo Pausa. Realiza parcerias com companhias e artistas da dança e da música experimental, como o Núcleo Cinematográfico de Dança, Spio Orquestra, Bernardo Pacheco, entre outros. Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP, formada em balé pela Royal Academy of Dancing.

Mariana Taques

Mariana Taques é artista da dança. Graduada em medicina veterinária e Formada em humor pela Sp Escola de Teatro. Sua trajetória de pesquisa na dança tem como foco a improvisação em contato e o trânsito entre outras linguagens, como o parkour, a performance e a máscara do palhaço. Trabalha em coletivos independentes em parcerias nacional e internacional. Integra o Núcleo Improvisação em Contato.

para saber mais: www.marianataques.com

Dres Aguilera

Artista da dança, professora, pesquisadora e coreógrafa. Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi de SP e formada no curso técnico em Dança da ETEC de Artes SP. Praticante de Aikido (Iº kyu) e Contato Improvisação desde 2012. Integra o Núcleo Improvisação em Contato, direção Ricardo Neves, e o Núcleo Artístico, direção Diogo Granato. Trabalha na produção e direção do Encontro Internacional de C.I. em SP e no Litoral. Estreou em 2023 um solo de dança realizando temporada em Sp e no RJ. Ministra aulas regulares e cursos de dança em SP e outros lugares.

 
 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
31/10 > 03/11 [9h30 > 13h30]
Inscrições de 10/10 a 22/10 
INSCREVA-SE
Vagas limitadas
Locais: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes e Casa Lebre

CINE DANÇA + BATE-PAPO 
31/10 [quinta 19h]
Sessão de cinema + bate papo
Local: Espaço Edith Cultura 

JAM
1/11 [sexta 19h]
Local: Nós de Circo - Unidade Bragança Paulista

✨ESPETÁCULOS
2/11 [sábado 20h]
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes

SÓ SE FOR AGORA
No espetáculo, corpos se encontram e buscam a improvisação e o contato físico como meio de comunicação na impermanência do instante. Com ou sem acordos prévios. Revelar o invisível através da dança, expressa-se na relação entre corpo, espaço e a música. Criar conexões entre passado, presente e futuro. Preencher as lacunas da consciência e dançar.
Direção: Ricardo Neves
Improvisadoras-criadoras: Dres Aguilera , Mariana Taques, Isadora Prata e Ricardo Neves
Música: Flávio Hernandes


3 de Novembro [domingo 18h]
Local: Casa Lebre
APRESENTAÇÃO RESIDENTES + Festa!
Direção: Ricardo Neves

 

CASA LEBRE  @casalebre
Endereço: R. Nicola Ortenzi, 104, Taboão, Bragança Paulista - SP

EDITH CULTURA @edithcultura
Endereço: R. Cel João Leme, 289 - Centro, Bragança Paulista - SP 

NÓS DE CIRCO - Unidade Bragança Paulista @nosdecirco
Endereço: R. do Campo, 400 - Jardim São José, Bragança Paulista - SP

CENTRO CULTURAL TEATRO CARLOS GOMES
Endereço: R. Conselheiro Rodrigues Alves - Centro, Bragança Paulista - SP

 

•HISTÓRICO•